Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTMA) é Reativada

Desativada desde o ano de 2013, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTMA), foi reativada pelo Prefeito Cláudio da Tetê no dia 01 de junho de 2017. Com a importante missão de inserir novamente o meio ambiente na pauta de discussões da gestão municipal, a Secretaria iniciou o processo de revisão das leis municipais ligadas à área de meio ambiente, que datam do ano de 2005 e encontram-se defasadas em relação às legislações estaduais e federais. Durante o mês de julho de 2017 a Secretaria de Meio Ambiente colaborou com a Secretaria de Turismo na realização da temporada de veraneio, realizando o cadastramento e licenciamento de barracas na Praia do Porto. Em agosto foi dado início ao trabalho de levantamento de dados sobre o sistema de abastecimento de água em cada residência da sede do município de Palestina do Pará, com o objetivo de diagnosticar os pontos críticos de desperdício e de falhas no sistema. A Secretaria também tem empreendido esforços na busca de conhecimento, participando de capacitações nas áreas de gestão e fiscalização ambiental, cadastro ambiental rural (CAR), plano de recuperação ambiental (PRA), saneamento básico, manejo de resíduos sólidos, educação ambiental e elaboração de projetos para captação de recursos para desenvolver e fortalecer o sistema municipal de meio ambiente. Em breve, obteremos a habilitação da secretaria estadual (SEMAS) para exercer plenamente a gestão ambiental municipal e pactuaremos a inclusão de Palestina do Pará na lista dos municípios integrantes do Programa Município Verde (PMV).