Recadastramento Biométrico


O recadastramento eleitoral biométrico será realizado para dar mais segurança ainda à identificação do eleitor no momento da votação. O nome 'biometria' ocorre do fato de coletarmos e armazenarmos dados físicos do eleitor.

Serão coletadas do Eleitor:

  • Assinatura
  • Foto
  • As impressões digitais dos dez dedos.
E atenção: o cadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm voto facultado: os analfabetos; os eleitores entre 16 e 18 anos e os eleitores com mais de 70 anos que possuem título de eleitor. Estes também serão cancelados caso não compareçam ao posto de atendimento. No Estado do Pará, a identificação biométrica já abrange 23 municípios com um eleitorado total de mais de 1.400.000 eleitores.Neste biênio, o objetivo é o  recadastramento de mais 1.100.000 eleitores, objetivando ter, nas eleições 2018, 50% do eleitorado do Pará identificado pela biometria. Para maiores informações e acompanhamento da evolução do eleitorado pode-se acessar as Estatísticas do recadastramento ou o site "evolução do eleitorado" no TSE.

Na votação com identificação biométrica, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica; não sendo mais obrigatório assinar o Caderno de Votação. fonte:TRE-PA


Últimas Notícias