Aspectos Gerais

O município de Palestina do Pará está localizado na região Sudeste do Estado do Pará, às margens do Rio Araguaia, criado pela Lei nº 5.689, de 13 de dezembro de 1991 – Diário Oficial nº 27.122 de 20/12/1991 com área desmembrada do Município de Brejo Grande do Araguaia. Possui uma área de 991,62 km², uma população estimada em 7.475 habitantes, segundo dados do IBGE (2010). Limita-se ao Norte e Oeste com o município de Brejo Grande do Araguaia, ao sul com São Geraldo do Araguaia e a Leste com o Estado de Tocantins. O principal acesso do município é por meio da Rodovia Transamazônica. Distancia-se da capital Belém em 700 km e da cidade-pólo Marabá por apenas 100 km.

A economia do município é baseada na agropecuária, comércio local e funcionalismo público. Possui na Zona Rural cinco Projetos de Assentamentos da Reforma Agrária, além de pequenas comunidades tradicionais que cultivam lavouras para consumo da família, sendo o excedente comercializado na Zona Urbana, principalmente na Feira da Agricultura Familiar. As grandes propriedades cultivam rebanhos bovinos de corte que são exportados para outros municípios, especialmente Marabá, que sedia um Abatedouro Frigorífico de grande porte. A pesca, o extrativismo de óleo de babaçu, a caça e o cultivo de pequenos animais de quintal complementam a alimentação e a renda familiar. O setor industrial é representado por uma fábrica de telhas e tijolos que abastecem a construção civil local e a dos municípios do entorno, e também uma mineradora de calcário dolomítico.

       Palestina do Pará é banhada pelo rio Araguaia, que na época da estiagem revela belíssimas praias e pedrais, proporcionando lazer durante as temporadas de veraneio na cidade. A cultura local é derivada dos colonizadores de diversos estados, como Maranhão, Minas Gerais e Tocantins. As principais manifestações culturais realizadas anualmente são a Reizada (folia de reis em janeiro), os Festejos Católicos (entre junho e julho), as Festas Juninas (em junho), as Festas Noturnas da Praia do Porto (em julho), Cavalgadas (em setembro) e o aniversário da cidade (13 de dezembro). Danças tradicionais como o Lindô e a Sussa animam as festividades locais. A culinária é marcada por temperos de várias origens, sendo o mais característico, o azeite e o leite de coco babaçu.

         Cidade pequena e tranquila, Palestina tem despontado como um roteiro turístico ecológico e alternativo às movimentadas Marabá (PA) e Araguatins (TO). Venha conhecer e se apaixonar!